28 abril, 2011

6 redes sociais que podem ajudar na carreira

SÃO PAULO - Segundo pesquisa da E.life, quase metade dos usuários de redes sociais dedicam cerca de 41 horas semanais para acessá-las. Que tal usar esse tempo para cuidar de suas aspirações profissionais?

Mas não vale ficar logado apenas no LinkedIn. EXAME.com listou seis redes sociais mais especializadas que podem ajudar você a ir além do networking.

De olho no concurso

No percurso para conquistar uma oportunidade de carreira no setor público, vale unir forças com pessoas que estão na mesma situação. A rede Até passar se propõe a fazer a ponte para esses relacionamentos. O sistema oferece simulados, grupos de estudo e até fórum de discussão para tirar dúvidas.

O reality show da leitura

Não consegue terminar de ler aquele livro que começou há anos? Ou está a procura de boas sugestões? A rede Goodreads pode ser uma boa pedida. O site, dedicado aos amantes do mundo da literatura, permite que você faça análises de livros, participe de grupos de discussão e descubra as melhores sugestões para o seu perfil.

A rede ainda dá uma mão para quem tem dificuldades para colocar a leitura em dia. Ela oferece um sistema que mostra o quanto de páginas você avançou em cada obra – e mostra isso para todo mundo. É uma boa maneira para recrutar uma patrulha de fiscalizadores para lembrar você de ler.

Intercâmbio online

Que tal praticar (ou até aprender) outro idioma com nativos? A rede social Live Mocha promete isso. Ela possui mais de 37 cursos completos de idiomas disponíveis online – com opções que agregam até mandarim. Mas, para isso, é preciso desembolsar de 29 dólares a 149 dólares com planos mensais ou anuais. A rede colaborativa, no entanto, é gratuita. Lá, é possível falar com pessoas do mundo todo e, até, pedir algumas dicas na hora de estudar.

Outra opção para quem quer usar o conceito de colaboração para estudar um novo idioma é o site Italki.

Empresas na vitrine

Antes de aceitar uma proposta de emprego, vale espiar os comentários da rede social Glassdoor. O site oferece uma espécie de raio-X das principais empresas do mundo. Mas para além da divulgação de dados de salários e características da companhia, o sistema permite que funcionários façam ‘reviews’ anônimos do clima de trabalho na empresa. Disponível em inglês.

Na onda da inovação

A rede Movere.me é ideal para profissionais repletos de ideias ou que pretendem ajudar em movimentos inovadores. Com ela, é possível recrutar gente para seus projetos bem como aderir aos planos de outras pessoas. O site oferece também um meio para receber incentivos financeiros de terceiros.

Talita Abrantes, de EXAME.com

Nenhum comentário: