26 março, 2009

Comunicação - O óbvio precisa ser dito, entendido e confirmado

Por Carlos Henrique

Analisando as estatísticas de acesso ao blog percebo que muita gente chega até aqui pesquisando por palavras-chave como “comunicação” ou “falha de comunicação” nos mecanismos de busca. E entendo perfeitamente o porquê da preocupação de nossos leitores.

É essencial confirmar o entendimento do que está sendo dito

Uma das maiores dificuldades ao gerenciar um projeto trabalhar em qualquer projeto, é garantir o perfeito alinhamento da comunicação entre os envolvidos, principalmente, porque as habilidades de falar, ouvir e entender são únicas para cada indivíduo.

Assim, entendo que o que deve ser alinhado não é somente se o que foi dito por quem fala é o mesmo que foi entendido por quem ouve. É também confirmar se a mensagem transmitida - e entendida - é realmente o que queria ser passado por quem fala. Lembro de uma situação em um projeto que ilustra muito bem o que escrevi acima.

Durante o desenho de uma solução por um de meus fornecedores, existia a necessidade de produzir uma documentação de entrega para atender aos objetivos do projeto que estava “implícita” na Especificação, ou seja, não estava registrada como um Requisito Funcional. Por prudência, solicitei ao fornecedor que atualizasse o documento, incluindo de maneira clara o compromisso de produção da documentação. Após foi feito, aprovei a Especificação Funcional e “estávamos alinhados”. Assim, estava livre de qualquer problema de comunicação, certo? Errado!

Como havia conversado bastante com o fornecedor sobre nossa necessidade, assumi que não era necessário confirmar o entendimento do requisito. Mas, o que havia sido entendido por eles e incluído no escopo de trabalho era apenas uma parte da tal documentação. E por não ter dedicado a devida atenção a avaliação da EF, não percebi a falta de clareza na descrição do atendimento ao que havia solicitado.

Na verdade, para minha surpresa, o que estava formalizado ainda poderia ser interpretado - sem muito esforço - de outra forma, criando uma terceira versão sobre o requisito. Versão esta que não representava o que havia pedido nem o que estava sendo proposto pelo fornecedor.

Por ter um bom relacionamento com o parceiro conseguimos chegar a um consenso, resolvendo o impasse de maneira bem objetiva. Entretanto, em um cenário menos favorável ao diálogo, este pequeno problema poderia se tornar um grande desastre para o projeto.

Após esta situação me acostumei a estender o significado do chavão “O óbvio precisa ser dito” para “O óbvio precisa ser dito… entendido e confirmado” e passei a utilizá-lo como premissa em meu trabalho.

Fonte: http://www.universogp.com/

Nenhum comentário: