01 março, 2009

Nova geração das Certificações Microsoft

Por Paulo SantaAna

Nova geração das Certificações Microsoft

Há 15 anos a Microsoft possui o seu programa de certificação para os profissionais comprovarem as suas habilidades e seu conhecimento em determinada tecnologia. Hoje em dia, ter uma certificação da Microsoft é requisito para quase todos os profissionais que trabalham com Windows, SQL, Exchange, entre outros produtos desenvolvidos pela MS. Agora, a empresa criou uma nova geração de suas certificações para atender as necessidades que o mercado demonstra. Vamos conhecê-la.

As certificações profissionais mudaram há algum tempo o mercado de TI. Tornaram-se indispensáveis a qualquer bom profissional da área, desde técnicos de suporte, passando por analistas, administradores de rede e até gerentes de projeto, devem hoje em dia buscar certificações que os qualifiquem ainda mais nesse mercado competitivo.

A Microsoft, como não podia deixar de ser, possui o seu reconhecido programa de certificação, MCP (Microsoft Certified Professional) é o seu nome e ao longo de 15 anos vem certificando especialistas em suas tecnologias em todo o mundo. Siglas como MCP, MCSA, MCSE, MCDBA já fazem parte do cotidiano dos profissionais e empregadores da área de TI e correspondem às carreiras de certificação oferecidas pela Microsoft. Formações para Administradores de Redes, DBAs e desenvolvedores estão disponíveis. O mercado adotou essas carreiras do programa MCP como pré-requisito para que o profissional consiga uma oportunidade de trabalho, então por exemplo, para uma vaga de analista de suporte voltado para servidores Windows, a pessoa deve possuir a certificação MCSA (System Administrator) ou MCSE (System Engineer) para concorrer a essa vaga.

Não vamos discutir aqui se está certo ou errado esse tipo de prática existente hoje no mercado, até porque é um tema vasto e bastante polêmico, principalmente com relação aqueles que defendem a carreira acadêmica em detrimento das certificações que são mais especificas e não queremos fugir ao escopo da matéria que é a apresentação das novas certificações da Microsoft. O fato é que todos nós, profissionais da área de TI, devemos estar sempre atualizados e se possível obtendo as principais certificações existentes e as oferecidas pela Microsoft estão entre elas.

Necessidade do mercado

Ao longo desses 15 anos, o programa MCP cresceu bastante, devido à enorme adoção em todo o mundo, com isso o número de certificações cresceu por necessidades que o mercado apresentava e a cada produto que era lançado, gerando um grande número de siglas relacionadas às carreiras de certificação causando às vezes uma certa confusão de em qual situação determinado título era necessário ou qual certificação determinado profissional deve possuir. Os modelos de certificação da Microsoft pode ser vistos em (http://www.microsoft.com/brasil/certifique/certificacao/cert.aspx).

Vendo essa necessidade, visando uma simplificação e um melhor entendimento a Microsoft resolveu criar a chamada Nova Geração de suas certificações, com menos títulos, oferecendo um caminho mais curto para a obtenção de alguma certificação e auxiliando assim na identificação da necessidade de um determinado profissional com a função disponível e às necessidades da empresa. Ou seja, para um técnico de suporte, a certificação ideal para o desempenho da função é a MCDST em Windows XP, por exemplo, e não a MCSE em Windows Server 2003. As empresas tinham muitos problemas na hora de treinar seus profissionais, pois as vezes comprava um treinamento muito mais abrangente do que realmente aquela equipe precisava.

Nova geração

O novo programa de certificação da Microsoft possui três credenciais, diminuindo o número de títulos e exames e facilitando o entendimento das certificações. Ao mesmo tempo em que o nível de dificuldade dos exames aumentará. O profissional poderá escolher entre profissional em Tecnologia ou especialista. Veja abaixo:

- MCTS (Technology Specialist): Voltada para uma tecnologia específica, tornando o profissional certificado um especialista em determinado produto. Equivale à antiga MCP. Ex: MCTS SQL Server 2005, Windows Vista, Exchange Server 2007
- MCITP/MCPD (IP Professional/Professional Developer): Voltada mais para atividades de Design, planejamento, gerência de projetos e operações. São orientadas à função e não a um produto específico. Ex: IT Professional: Database Administrator, Enterprise Support Technician...
- MCA (Certified Architect): Destinada a profissionais com larga experiência em TI, com anos de mercado (mais de 10 anos) e que possam demonstrar seus conhecimentos e habilidades frente a uma banca examinadora composta por outros Arquitetos. A Certificação MCA não tem as mesmas características das outras como exames tradicionais. Trata-se da certificação mais complexa da MS.

Sabemos que as certificações devem ser renovadas de tempos em tempos, portanto as da série Technology expiram assim que a Microsoft terminar o suporte geral do produto. As certificações da série Professional vão exigir a renovação a cada três anos.

Maiores informações podem ser obtidas em http://www.microsoft.com/brasil/certifique/nova_geracao.aspx

Lista de certificações que continuam sendo reconhecidas pela MS:
Microsoft Certified Professional (MCP)
Microsoft Certified Professional + Site Building
Microsoft Certified Professional + Internet (MCP+I) do Microsoft Windows NT 4.0
Microsoft Certified Systems Engineer + Internet (MCSE + I) do Microsoft Windows NT 4.0
Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE) Microsoft Windows NT 4.0
Microsoft Certified Solution Developer (MCSD)
Microsoft Certified Application Developer (MCAD).NET
Microsoft Certified Solution Developer (MCSD) .NET
Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA) Windows 2000 Server
Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA) Windows Server 2003
Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE) Windows 2000 Server
Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE) Windows Server 2003
Microsoft Certified Desktop Support Technician (MCDST) Windows XP

O mais importante é que os profissionais que já possuem alguma certificação da Microsoft, que ainda não tenha expirado, não precisam se preocupar, pois as mesmas continuarão sendo reconhecidas tanto pela Microsoft quanto pelo mercado e para os que já estão em processo de certificação em alguma das carreiras acima, não precisam se preocupar, pois a atualização para as novas credenciais será possível.

A inscrição para os exames ainda continuam sendo feitas através da VUE ou da Prometric.

Novos logotipos para utilização em cartões de visita e currículos podem ser criados no site MCP restrito (para os profissionais certificados), utilizando uma nova ferramenta, Logo Builder, para a criação de logos personalizados, além disso a Microsoft vem incentivando aos profissionais a obter as Certificações criando promoções como por exemplo a Quinzena Premiada, em que o profissional ao ser aprovado no exame recebe um brinde como mochilas, camisas e bonés.

Paulo SantAnna é Analista de Suporte, especializado em Redes e tecnologia Microsoft e autor de vários artigos na área de informática.

Um comentário:

Prodis disse...

Prometric oferece até 25% de desconto em exames Microsoft
http://prodis.pro.br/2009/09/05/prometric-oferece-ate-25-de-desconto-em-exames-microsoft/