09 janeiro, 2009

CEO da SAP diz que SaaS não será plataforma popular

por Mary Hayes Weier InformationWeek EUA
09/01/2009

Bill McDermott admite, no entanto, que a empresa está caminhando com o Business ByDesign e espera um update durante a Sapphire Conference

Bill Mc Dermot, CEO e presidente global de operações da SAP, já tem opinião formada sobre quando o software-as-a-service (SaaS) se tornará uma plataforma popular onde as empresas vão realizar suas principais operações: "nunca". A afirmação foi feita durante uma entrevista concedida para a InformationWeek EUA.

As empresas precisam de um software onde elas possam construir os processos de seus negócios, explicou McDermott, e, por conta disso, o SaaS não oferece a possibilidade de um acordo para operações mais complexas, adicionou o executivo.

Como uma das maiores provedoras de aplicativos para empresas, é importante para os clientes entenderem como a SAP se comporta diante do SaaS, já que a indústria de software tem se movimentado na direção desta plataforma nos últimos anos. No entanto, tem sido difícil decifrar para onde a SAP está indo com o SaaS.

De alguma forma, a empresa tem de forma entusiasmada dado suporte a esse modelo de negócio - como quando fez o lançamento do Business ByDesing, voltado para empresas de menor a médio porte -, mas, recentemente, o co-CEO Leo Apotheker disse que era difícil fazer dinheiro com o SaaS.

Durante a entrevista, MCDermott indicou que a SAP ainda acredita em algumas formas de SaaS, mas não como um core business. Isso "não funcionaria", afirmou. O executivo lembrou que a SAP levou 36 anos para construir um modelo onde companhias globais pudessem tocar seus negócios. "Essa fundamentação é importante para as empresas", informou. "Elas gostam de ter o controle dos dados e não querem deixá-los nas mãos de outra pessoa", complementou.
Apesar da visão crítica do executivo em relação ao SaaS, a SAP ainda acredita no Business ByDesign. O sistema é voltado para empresas que necessitam gerir de forma melhor seus dados, "mas não podem ter um ERP tradicional". Além disso, o Business ByDesign tem chamado atenção de algumas companhias globais que olham para esse programa como uma boa plataforma ERP para algumas divisões satélites.

Lançado há mais de um ano, no entanto, apenas uma parcela dos clientes da SAP utiliza o produto, por isso os executivos da empresa reclamam da baixa lucratividade.

Fonte: http://www.itweb.com.br/

Comentário Pessoal
Quando alguém com o Know-How do MCDermott faz um comentário tão brusco, ele pode estar tentando destruir uma ameaça ou salvar o mercado de software.

Nenhum comentário: