14 janeiro, 2009

Gartner: SaaS cresce em 90% das empresas

14-01-2009 18:42:49
Nove de cada dez companhias tenciona aumentar em 2009 a presença de software como serviço (SaaS) nos seus activos de TI, de acordo com as conclusões de uma recente investigação levada a cabo pela consultora Gartner. Mais de um terço dos inquiridos (37%) planeiam adoptar soluções de SaaS por forma a reduzirem os custos totais de propriedade (TCO).

O Gartner baseia esta afirmação numa série de inquéritos realizados a 258 executivos de TI responsáveis pela compra de software em empresas de oito dos principais países do mundo, a maioria dos quais já utilizava SaaS ou esperava começar a fazê-lo nos próximos meses. Os resultados deste inquérito também revelam que os principais motivos para a adopção de alternativas SaaS são a eficiência nos custos e a facilidade de implementação.

As empresas europeias encontram-se bastante atrás das americanas no que respeita aos planos de incrementar o investimento em SaaS ou noutros produtos baseados no modelo de pagamento por subscrição. Mas 49% das empresas entrevistadas na Europa confia que o investimento em tais propostas vai aumentar ligeiramente, enquanto 15% acredita que o aumento será significativo, percentagens que ascendem a 62% e 15%, respectivamente, na América do Norte.

São, em qualquer caso, as organizações dos Estados Unidos as que mais cedo abraçaram a adopção do SaaS: mais de 20% garantem estar a utilizar software como serviço desde há já cinco anos ou mais, enquanto 60% o introduziram nas suas empresas nos últimos três anos.

Como assinala Sharon Mertz, directora de investigação do Gartner, “o uso do SaaS evoluiu na última década e este modelo foi tornando-se numa alternativa de crescente popularidade nos últimos três ou quatro anos”.

A percentagem média a nível mundial de empresas que utilizam software como serviço está a crescer, desde há mais de três anos, a uma taxa de 40% ao ano.

Fonte: http://www.computerworld.com.pt/

Nenhum comentário: