14 janeiro, 2009

Pesquisa: 52% dos desenvolvedores esperam projetos SaaS

por Antone Gonsalves InformationWeek
13/01/2009

Mais da metade dos desenvolvedores, segundo uma pesquisa global, espera trabalhar em projetos no modelo software-as-a-service nos próximos 12 meses. O estudo elaborado pela Evans Data entrevistou 1,3 mil profissionais, sendo que 52% afirmaram esperar projetos SaaS neste ano. As maiores expectativas estão na região Ásia-Pacífico. Apesar das boas perspectivas no leste, o maior número de desenvolvedores envolvidos com o conceito está na América do Norte.

Nos Estados Unidos e no Canadá, 30% dos desenvolvedores ouvidos afirmaram que o SaaS já faz parte de suas atividades, informou a Evans. Na Europa, Oriente Médio e África, onde há menos desenvolvedores atuando com software como serviço, 53% esperam trabalhar com o modelo nos próximos 12 meses.

"Esses resultados reafirmam o sucesso do SaaS em relação ao tradicional modelo de negócios de aplicações, rodadas na sede da empresa com um software licenciado", avaliou John Andrews, presidente da Evans.

A pesquisa também mostrou que computação em nuvem tem menos aderência que o SaaS. Menos de 10% dos desenvolvedores utilizam cloud computing, mas, mais de um quarto deles, planeja utilizar em algum momento. Na região da Ásia-Pacífico, o número chega a quase 50%. Na visão dos profissionais, a segurança é o maior obstáculo da cloud computing.

Nenhum comentário: