14 janeiro, 2009

por InformationWeek EUA
06/01/2009
O que deve estar em sua agenda neste ano: estar centrado e em harmonia com os negócios pode ajudar no crescimento e valor agregado

Dado o que vem acontecendo com a economia nos últimos meses, talvez a prioridade número um da lista devesse ser "fique empregado". Mas o foco é outro. Permanecer em harmonia com os negócios e tecnologias pode, no final, representar oportunidades para o CIO e todo o time.

1 - Inovação: da mesma forma que é essencial para um CIO e sua equipe ser inovador em todos os sentidos, o maior valor em 2009 será concentrar os esforços em conectar de forma direta suas marcas, produtos, serviços e capacidades com os seus clientes.

2 - Orçamento: a inovação voltada ao cliente está no topo das prioridades do CIO, mas quando se olha internamente, a prioridade é atacar os custos que levam 75% ou mais do seu precioso orçamento. Ainda que haja confronto seguido de derrota, você vai enfrentar um 2009 com pouco ou nenhum dinheiro para inovação, e essa inabilidade, infelizmente, pode gerar estereótipos na empresa de que seu departamento tem alto custo e impede o progresso da companhia.

3 - O desafio econômico: a atual crise econômica tem tornado do trabalho do CIO ainda mais difícil. O atual cenário força esses executivos a buscarem caminhos para perseguir as prioridades de sua agenda também com corte de custos.

4 - Estratégia: ainda que você esteja de acordo com os itens acima, você terá que encontrar tempo que procurar caminhos alternativos para exaltar sua função como uma posição estratégica para os negócios de sua empresa.

5 - Cloud computing: é seguro? É prático? Configura o fim da TI? É o melhor caminho para você e sua empresa?

6 - SaaS: em 2008, assim como cloud computing, SaaS saiu da posição de coadjuvante para um algo importante para grandes, médias e pequenas empresas. Um dos desafios que os CIOs continuarão a enfrentar com o modelo SaaS é a integração.

7 - Virtualização: apesar de ser a mais plena ferramenta para atacar os problemas relacionados ao orçamento, alguns CIOs não fizeram ou não puderam fazer um grande case para o CEO e outros executivos sobre o que a virtualização pode oferecer. Em alguns casos, esse procedimento é visto como um back-office bacana.

8 - Outsourcing: apesar de muito utilizado, outsourcing ainda é considerado como algo de alto risco.

9 - Computação verde: enquanto muito da atenção em torno do assunto é centrado na retórica de salvar o planeta, muitas empresas apresentam excelentes propostas para reduzir o consumo de energia, custos e fazendo um bom trabalho em reciclagem.

10 - Desktops: o tradicional desktop deve passar por grandes mudanças. Até o final da década, as experiências com computação dos usuários corporativos serão alteradas com a popularização de smartphones, advento de novas plataformas, entre outros.

Nenhum comentário: