16 janeiro, 2009

Implementação de ERP:sucesso improvável

André Dourado

Pesquisa mostra que menos de 10% dos projetos são entregues no prazo. Mas esse é apenas um dos indicativos da alta probabilidade de problemas

E se eu dissesse que seu próximo projeto de ERP tem apenas 7% de chance de ficar pronto no prazo, quase certamente custará mais do que você planejou e, mais provável ainda, trará resultados insatisfatórios.

Não bastasse, você tem um pouco mais de 50% de chance de os usuários de fato quererem usar o aplicativo.

Você estaria interessado? Seguiria com o desenvolvimento e lançamento de software?
De acordo com os resultados de uma pesquisa recém concluída, é exatamente isso que as empresas trabalhando na implementação de ERPs deveriam esperar. O resultado do novo estudo sobre ERP da Panorama Consulting Group mostra que 93% dos projetos de ERP levam mais tempo que o esperado para ficarem prontos.

Quase dois terços (59%) das implementações custam mais que o inicialmente planejado. E apenas 13% dos respondentes se considera “muito satisfeito” com o resultado.
Há muito mais dados no estudo, realizado com mais de 1,4 mil respondentes online que implementaram ERP nos últimos três anos.

Quase 40% dos respondentes disseram que “a falta de adesão dos funcionários” foi o maior desafio enfrentados pelos times responsáveis por projetos de ERP. Outro terço identificou a “falta de conhecimento em ERP” como outro grande problema.
E uma vez implementado o sistema, mais de metade (57%) dos participantes ainda tiveram problemas operacionais. Apenas 21% realizaram 50% ou mais dos benefícios previstos.

E agora, diante desses resultados. Tem certeza que vai levar seu projeto adiante

Fonte: CIO
Fonte: blog.adsystems.com.br

Comentário Pessoal:
O andré foi bem rude com aqueles que implantam, recebem treinamento e contratam os serviços, mas cosiderando os dados verdadeiros (com certeza são), afinal quais perguntas precisam feitas?
Eu acredito que são essas:

Qual o perfil da empresa para ERP sem implantada com sucesso?
Quais competências são necessárias para o consultor de sistemas?
Qual o modelo para gerenciamento de implantação de sistemas?
Qual o tempo realmente ótimo para uma implantação?
Quanto do tempo está sendo gasto com o planejamento?

Outras perguntas, devem ser feitasm quais?

2 comentários:

André Dourado disse...

Olá Victor,

na verdade não sou eu, mas diversos articulistas que escrevem sobre ERP, que em geral falam dos problemas de implementação. Já participei de implementações de SAP R/3 e Oracle EBS. No momento gerencio uma implementação de OEBS em um banco público. A situação não muda muito de projeto para projeto. Principalmente em relação à receptividade do cliente.
Um link que acho interessante, que complementa esse post:

http://blog.adsystems.com.br/2008/09/04/arrependimentos-erps/

Sobre as perguntas que propôs, algumas colocações.

Perfil da empresa: acho que é o inverso. A empresa deveria buscar qual o ERP mais adequado a suas necessidades. O papel da empresa é verificar a aderência ou não do aplicativo aos seus processos. O quanto ela vai ser receptiva a se adapar ao que não é aderente.

Consultores: em um mercado extremamente aquecido a procura é muito maior que a oferta. Você vê nos projetos, as consultorias alocarem profissionais sem nenhuma experiência, junto a profissionais mais experientes, para que sejam formados no decorrer do projeto. Esses mesmos profissionais sem experiência, você encontra como consultores plenos ou até mesmo seniores no próximo projeto. Principalmente em módulos que nunca foram implementados no Brasil, quando os consultores são escassos.

Tempo ótimo: ASAP, Oracle Business Accelerator etc. Todas essas metodologias e tecnologias nos ajudariam a ter um projeto implementado em menos tempo. Há a questão financeira. Difícil essa equação: tempo, custo e qualidade.

Planejamento: quando uma empresa implementa um ERP, em geral ela não tem a menor idéia do que acontecerá no futuro. Está completamente dependente do implementador. Ele que em geral lhe diz como será o planejamento de acordo com sua metodologia. Voltamos a nossa equação (tempo, custo e qualidade). Aliado à empolgação da mudança, as empresas meio que esquecem de fazer algumas perguntas.

É isso. Mas logicamente essas são opiniões pessoais de um ex cliente e atual implementador.

Parabéns pelo blog. Grande trabalho.

[]s

André Dourado

João Victor disse...

André estou me tornando um leitor compulsivo do seu blog.

Vamos continuar a discussão?

Aprofundando as dificuldades, como uma empresa pode ter a certeza que está escolhendo um software correto, seja ele um ERP ou um SaaS, se no momento de uma venda desse software não se tem como conhecer todos os detalhes e acredito que mesmo sendo uma feito uma pesquisa de opinião em um concorrente ou não, tal opinião é deturpada pelo protecionismo das informações ou por que a pesquisa foi realizada em uma empresa de áreas não afins.

Sobre a questão dos consultores, entramos em caminho mais arenoso. Eu sou um consultor júnior de uma empresa de pequeno porte e muitas vezes sou confrontado com uma consultoria ou treiamento que vai acontecer, na próxima semana e ainda não fui devidamente treinando e testado para aquele módulo e como você afirmou a demanda é enorme e a velocidade de aprendizagem limitada ao próprio tempo. O tempo, custo e a qualidade nos espremem de forma impiedosa.

Sobre tempo e planejamento, farei análises em outro momento, mas acho que deveríamos discutir em outros posts, fatores ainda não citados nesses comentários: Usuário e Consumidor.

Como devem ser tratados esses dois elementos fundametais para empresa em um processo de implantação?